O Centro de Artesanato Mineiro – CEART é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) fundada em 1969 e responsável pela pesquisa, divulgação, comercialização e desenvolvimento do artesanato tradicional e da arte popular em Minas Gerais.
O Centro de Artesanato Mineiro mantém um acervo de mais de 20 mil peças feitas com matérias primas diversificadas como cerâmica, madeira, vidro, metal e fibras. As obras retratam a riqueza cultural de Minas Gerais, marcada por influências religiosas, cotidianas e regionais. Por meio delas é possível conhecer traços de personalidade do povo mineiro, seus costumes e suas tradições.
É importante lembrar que o artesanato tradicional é fonte de trabalho e renda para mais de 500 mil pessoas no estado, envolvidas desde a produção até a comercialização das peças. A atividade é estratégica na promoção do desenvolvimento sustentável, estimula a prática do associativismo e fixa o artesão no local de origem.
Valorizando o artesão e sua obra, o CEART evidência contribui para ampliar as oportunidades de inclusão socioeconômica por meio dessa importante produção do artesanato tradicional e da arte popular mineira.