Técnica artesanal conhecida como “Palmas de Ouro” foi utilizada no figurino da atriz e modelo mineira em ensaio da agremiação carioca
Erika Januza, rainha de bateria da escola de samba carioca Viradouro, surgiu no ensaio da agremiação no Carnaval 2024 com um visual dourado da cabeça aos pés, trabalho autoral assinado pela artesã mineira Hercilia Herculano.
Educadora popular, servidora pública, dançarina, restauradora, conservadora e artesã de Sabará, Hercília faz parte do grupo de expositores com peças selecionadas pelo Centro Mineiro de Artesanato (Ceart), espaço instalado no Palácio das Artes há mais de 55 anos, que se consolida como um grande referencial para o artesão em Minas Gerais.
Para o look de Erika Januza, a artesã partiu da técnica tradicional Palma Barroca para criar um top decorado com folhagens em tom de dourado, saia de crochê com franjas de pingentes e um imponente acessório de cabeça. Tudo elaborado especialmente para que a rainha Erika Januza pudesse levar para a quadra da escola de samba um pouco da cultura e do artesanato mineiro.
“Tudo se transforma em ouro nas mãos da @herciliaherculano ? que é artesã de Sabará (mesmo local de nascimento do Marquês de Sapucaí, olha a coincidência) é uma guerreira que tem na arte de fazer Palma Barroca há mais de 20 anos, sustento de sua família. Um trabalho único que tenho muita honra de poder usar e apresentar a vocês”, disse Erika em entrevista à imprensa. Assim como Hercilia, Januza ainda homenageará outras mulheres que fizeram a diferença na construção da identidade nacional, por meio de seus looks neste carnaval.
SOBRE O CENTRO DE ARTESANATO MINEIRO – CEART
O Centro de Artesanato Mineiro – CEART é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) fundada em 1969 e responsável pela pesquisa, divulgação, comercialização e desenvolvimento do artesanato tradicional e da arte popular em Minas Gerais. O Centro de Artesanato Mineiro mantém um acervo de mais de 20 mil peças feitas com matérias primas diversificadas como cerâmica, madeira, vidro, metal e fibras. As obras retratam a riqueza cultural de Minas Gerais, marcada por influências religiosas, cotidianas e regionais. Por meio delas é possível conhecer traços de personalidade do povo mineiro, seus costumes e suas tradições. Valorizando o artesão e sua obra, o CEART evidência contribui para ampliar as oportunidades de inclusão socioeconômica por meio dessa importante produção do artesanato tradicional e da arte popular mineira.
SERVIÇO
Local: CEART – Palácio das Artes: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte – MG, 30130-004
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, de 9h às 20h. Sábado e Domingo de 9h às 14h.
Entrada Gratuita.
Assessoria de Imprensa | Aline Rosa | (31) 98214-7510.