Evento considerado o maior do gênero na América Latina foi realizado em Dezembro de 2023 no Expominas, em Belo Horizonte
O Centro Mineiro de Artesanato (Ceart-MG) contou com um estande completo na 34ª edição da Feira Nacional do Artesanato (FNA), evento que integra o Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e é coordenado pelas ONGS Centro Cape e Mãos de Minas.
A expressão artística realizada por pessoas autodidatas, a Arte NAIF, foi tema principal da feira que, entre os dias 6 e 10 de dezembro, deu destaque para as produções artísticas que exprimem as visões de mundo, geralmente regionalista, simples e poética. Na ocasião, foi inclusive exposta parte do acervo do Museu Internacional da Arte NAIF (MIAN).
Mais de 120 mil visitantes e cerca de 2 mil prestadores de serviço, entre artesãos de todos os estados do Brasil e representantes de outros países, estiveram presentes no evento realizado no Expominas, em Belo Horizonte.
SOBRE O CENTRO DE ARTESANATO MINEIRO – CEART
O Centro de Artesanato Mineiro – CEART é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) fundada em 1969 e responsável pela pesquisa, divulgação, comercialização e desenvolvimento do artesanato tradicional e da arte popular em Minas Gerais. O Centro de Artesanato Mineiro mantém um acervo de mais de 20 mil peças feitas com matérias primas diversificadas como cerâmica, madeira, vidro, metal e fibras. As obras retratam a riqueza cultural de Minas Gerais, marcada por influências religiosas, cotidianas e regionais. Por meio delas é possível conhecer traços de personalidade do povo mineiro, seus costumes e suas tradições. Valorizando o artesão e sua obra, o CEART evidência contribui para ampliar as oportunidades de inclusão socioeconômica por meio dessa importante produção do artesanato tradicional e da arte popular mineira.